Sobre

A Escola Municipal Jason Caetano teve início em 1970, na Fazenda Riacho do Fogo, zona rural de Montes Claros, de propriedade do Sr. Jason Caetano. Surgiu da necessidade de se alfabetizar os filhos dos trabalhadores rurais que residiam nas proximidades da fazenda. As filhas do proprietário da fazenda ministravam as aulas numa salinha construída nas suas dependências.
Em 1973, a escola foi transferida para a zona urbana de Montes Claros, passando a funcionar em salas improvisadas numa pequena chácara localizada na Rua Salvador, Bairro Santo Antônio. A chácara pertencia ao Sr. Antônio, um caridoso comerciante de panificadora, que a emprestava nos finais de semana para realização de missas e outras celebrações religiosas, pois, naquela época não havia igreja na comunidade.
Algum tempo depois, o Sr. Antônio não pôde mais emprestar a chácara para o funcionamento da escola, que passou, portanto a funcionar na sede da Conferência Vicentina Santo Antônio, gentilmente cedida pelo então presidente Norberto Dias Maciel, conhecido como “Seu Zé Maria”. A sede possuía duas salas de aula, um quartinho que funcionava como cantina, um banheiro antigo e um pequeno barracão nos fundos, onde moravam uma velha senhora e um filho. Nessa época, a escola era conhecida como “Escolinha de Santo Antônio”
Em 1981, a escola foi autorizada pela Portaria n.º 007 – AI – 81 – MG, 16/07/81, com o nome de Escola Municipal Jason Caetano, para atendimento a alunos de 1ª à 4ª série.
Em 1983, a escola que antes atendia em apenas dois turnos, passou a funcionar em três turnos. O número de alunos foi aumentando e foram alugadas casas pelo bairro para atender a demanda de alunos e turmas.
Em 1985 houve a criação da primeira turma de pré-escolar. O número de alunos tornava-se cada vez maior quando o Prefeito Luiz Tadeu Leite, em seu primeiro mandato, atendendo a reivindicações da comunidade, construiu o prédio da Escola Municipal Jason Caetano I.
Em 1992 a escola passou a atender também, alunos de 5ª à 8ª série. Foi quando o Prefeito Mário Ribeiro da Silveira construiu o prédio novo, E. M. Jason Caetano II , maior estrutura e com salas mais amplas e confortáveis.
Em 1997, a escola Jason I, prédio antigo, se encontrava em estado precário, inviabilizando a realização das aulas.
Em 1999, na administração do Prefeito Jairo Atayde Vieira a escola foi reformada.
Sob a direção da professora Maria de Fátima Santos Ferreira foi instituído o colegiado desta escola, lavrada a Ata de criação e posse dos seus membros.
Surgiu posteriormente aos 25 dias de maio de 1997, na gestão da então diretora Maria de Fátima Santos Ferreira, a necessidade da criação do Caixa Escolar da Escola Municipal Jason Caetano e seu Conselho Fiscal para deliberar sobre a utilização das verbas recebidas de acordo com orientação legal.
Sob a direção da professora Laudicéia Serapião da Cunha, em 2004 foi implantado o Laboratório de Informática. Em 2010, sob a direção da professora Leila Robéria Nunes Silva a escola recebeu novos computadores para o Laboratório de Informática, bem como a instalação da rede para acesso à internet, além de ter passado por uma nova reforma. Ainda naquele ano, a escola foi contemplada com a construção e equipamento da Sala de Recursos, dentro do projeto de Inclusão do Governo Federal.
A Escola Municipal Jason Caetano II atende a uma demanda de alunos compreendendo o Ensino Fundamental a partir do 6º ano de escolarização e Educação de Jovens e Adultos do 1º ao 8º período. Há também o programa do Pré-vestibular Municipal, o programa do Pré-Concurso Municipal, além do Programa Mais Educação, que promove o ensino em tempo integral.